ISBN: 978-65-85101-04-2
DOI: 10.5281/zenodo.7340145
Descrição: As histórias em quadrinhos encontradas nessa obra são de autoria dos estudantes, do primeiro período, do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia Dirson Maciel de Barros, no segundo semestre do ano de 2022, da qual sou também integrante.
A obra é uma coletânea de histórias em quadrinhos de algumas das principais histórias da mitologia grega. Os caros leitores podem se perguntar, mas por que se estuda filosofia em um curso de psicologia? Qual é o elo entre a mitologia grega e a psicologia? Por que uma turma de futuros psicólogos se interessaria em estudar mitos gregos? Vejamos algumas razões!
Primeiramente precisamos recordar que a filosofia, embora não possa receber a alcunha de ciência, suscitou nas mentes dos maiores cientistas as dúvidas e questionamentos que, posteriormente, através de testagem e comprovação, originaram as ciências que hoje conhecemos; dentre elas, a psicologia. Antes de vincular a psicologia aos mitos gregos é importante entender que esses mitos eram metáforas e abstrações utilizadas para explicar a origem e funcionamento do mundo. Tais mitos sempre estiveram presentes na sociedade. Mesmo na atualidade, vemos referências à mitologia grega sem sequer nos dar conta disso.
Na psicanálise, que além de ser um método terapêutico mundialmente reconhecido, é também uma das abordagens mais famosas da psicologia, a mitologia mostra-se muito presente. Sigmund Freud (1856-1939), considerado o pai da psicanálise, utilizou em suas obras os mais diversos mitos gregos, como o complexo de Édipo, a Teoria das Pulsões e a Hipnose.
Conhecer a mitologia grega é uma forma de abrir os olhos para o significado de muitas palavras que utilizamos, como o termo “Erótico”, palavra utilizada para representar a sensualidade, desejo e que remete a Eros, filho da deusa Afrodite; ou o termo “Eco”, palavra utilizada para representar o reflexo do som que chega aos nossos ouvidos, mas que remete à ninfa Eco, que distraía a deusa Hera com seus contos. Ou quem sabe o termo “Narcisismo”, palavra que representa a sensação de extrema autoestima de uma pessoa ou, cientificamente, a neurose estudada por Freud. Na mitologia grega remete ao mito de Narciso, o homem que se afogou no lago por estar encantado com seu reflexo na água.
São diversos os mitos que se fazem presentes em nosso dia a dia, em nossa sociedade e em algumas áreas da ciência. Estudar a filosofia e conhecer os mitos é dar os primeiros passos na compreensão de nós mesmos, da sociedade e do pensamento. Convido o amado leitor a deleitar-se com os emocionantes mitos representados nas histórias em quadrinhos contidas nessa obra. Boa leitura!
Organizador: Anderson Douglas Pereira Rodrigues
Capítulos
HQs
Filosofando em Quadrinhos: Os mitos na Grécia
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK