ISBN: 978-65-995692-7-2
DOI: 10.5281/zenodo.6814155
Descrição: Esta pesquisa apresenta como hipótese a ideia de que estratégias de leitura literária híbrida – que busca abarcar o processo dialógico entre o texto literário canônico e, em linguagem de quadrinhos - numa sala de aula do ensino médio pode determinar como resultante pragmática, numa aproximação do educando com os clássicos literários, desenvolvendo-lhe a compreensão textual e o aprimoramento da escrita, o que resulta na conquista da autonomia e da fruição leitora, em decorrência do processo de adaptação intersemiótica.
O livro está caracterizado em 7 capítulos, discriminados em uma problemática, onde os processos e desafios relativos ao ensino de literatura brasileira tem se apresentado como um desafio para professores de Letras e Linguística, porque surge uma nova possibilidade de ensino como resposta aos desafios de novas estruturas de pensamento.
Autor: Adebio de Jesus Ribeiro Lisboa
Capítulos
INTRODUÇÃO
Capítulo 1
A PROBLEMÁTICA ACERCA DO ENSINO DE LITERATURA
Capítulo 2
PREÂMBULOS SOBRE QUADRINIZAÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS
Capítulo 3
LITERATURA, PARA QUÊ?
Capítulo 4
LITERATURA NO MUNDO E LITERATURA NO BRASIL
Capítulo 5
QUADRINHOS: UMA NOVA MODALIDADE DE LITERATURA?!
Capítulo 6
LITERATURA EM QUADRINHOS: UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK